Educativo

Voltar
“O sentido do trabalho não está no trabalho, como muitos pensam. Está na criação do trabalho, no despertar das idéias, na formação das idéias. Está no olhar das crianças, no despertar da criança, para ela conhecer e mais tarde reconhecer o mundo e a si mesma.” Walter Smetak (1913 - 1984)

Caro Professor,

Adentrar no universo criativo de Walter Smetak é mergulhar em um jogo que instiga a criar, a pensar e repensar, a construir e desconstruir, a ir e vir, a entrar e sair. Jogo que convida a escutar e a produzir: idéias, sons, materiais, músicas, enquanto revela o movimento dinâmico da Consciência, do Humano, do Ser, do Viver... Jogo no qual Vida e Arte jamais se separam.

Tal jogo pode, acima de tudo, ampliar e redimensionar as nossas “idéias de Música”, transportando-nos para muitos e inusitados espaços/tempos (de sons e silêncios).

Movidos pela riqueza de possibilidades, queremos convidá-lo para entrar neste jogo junto com seus alunos. Jogo de escuta, de criação, de pensamento. Jogo musical.

Elencamos, aqui, algumas informações e atividades que podem enriquecer projetos pedagógicos em escolas e espaços educativos diversos. Para além da música, a obra de Smetak instiga reflexões e aprendizados maiores que podem ser utilizados no ensino de diversas disciplinas do currículo formal, e ainda tomar outros contornos e reflexões nas mãos do educador. Afinal, como dizia Smetak, “o imprevisto é irmão da improvisação”, e de possíveis experimentações sonoras, plásticas e filosóficas é que surge o novo.

Boas aulas e boas experimentações smetakianas!

imagem-educativo